O beta-hCG é um dos exames utilizados quando há dúvida de gestação. Entenda melhor:
A gonadotrofina coriônica humana (hCG) é um hormônio necessário para a manutenção e desenvolvimento da gestação. A molécula de hCG é composta por duas subunidades distintas (alfa e beta). Para essa finalidade, o ideal é que seja documentado quantitativamente a subunidade beta do hCG, já que a subunidade alfa é presente também em outros hormônios.
Em gestações normais, a concentração do hCG praticamente dobra a cada 48 horas no período inicial e após isso, desce lentamente.
Esse exame pode ser utilizado também com outras finalidades, como: monitoramento de inseminação artificial; diagnostico e monitoramento de tumores trofoblásticos gestacionais; diagnóstico de gravidez ectópica; e também diagnóstico e acompanhamento de aborto espontâneo, entre diversas outras utilidades.
Hoje, com técnicas aprimoradas, é possível realizar de maneira precoce a detecção da fração beta da gonadotrofina coriônica humana.
Não esqueça, é sempre recomendado que você tenha o apoio do profissional de saúde de sua confiança para orientações e discussão do resultado.
Ah, caso você esteja se perguntando, não é necessário jejum para realizá-lo.
Fonte:
Barbara Goff, MD. Human chorionic gonadotropin: testing in pregnancy and gestational trophoblastic disease and causes of low persistente levels. Post TW, ed. UpToDate. Waltham, MA.