A semana já está começando e você já programou seu exercício físico?

Estar saudável é manter equilíbrio entre seu organismo e o ambiente e para isso é necessário ter boa disposição mental e física.

A nossa dica de hoje é sobre a importância de manter seu corpo em movimento.

É muito fácil esquecer de que seu corpo necessita de exercícios quando estamos imersos nas rotinas de trabalho e estudo. Passamos horas em frente a telas de computador, sentados e quando chegamos em casa acabamos deixando de lado o planejamento de exercício. Isso não pode acontecer.

Se manter em movimento tem uma série de benefícios, ajuda a prevenir o desenvolvimento e estabilizar doenças crônicas como diabetes, hipertensão, dislipidemias e obesidade. Além disso, tem benefícios comprovados no bem estar e humor, sendo também um aliado nas doenças psiquiátricas como ansiedade e depressão.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) possui recomendações de exercício semanal, você já conhece?

São elas, para adultos de 18-64 anos:

1) É necessário realizar ao menos 150 minutos de atividade aeróbica de moderada intensidade na semana ou 75 minutos de atividade aeróbica intensa. Também pode ser realizada uma combinação de atividades moderadas e intensas.

2) Atividades de fortalecimento muscular devem ser realizadas nos grupamentos musculares principais ao menos 2 vezes por semana.

Ou seja, você pode dividir suas atividades em 3 vezes na semana, com atividades de 50 minutos de duração. Ou se preferir, comece com 30 minutos diários de atividade física em 5 dias da semana.

Para não restarem dúvidas, a própria OMS define exemplos de atividade de Moderada e Vigorosa. São elas:

Intensidade moderada: que necessidade de moderada quantidade de esforço e acelera notavelmente os batimentos cardíacos. Como por exemplo: Caminhada e dança.

Já as de vigorosa intensidade são: atividades que necessitam de grande quantidade de esforço, causando respiração rápida e aumento substancial dos batimentos cardíacos. São exemplos: Corrida, trekking, ciclismo, natação e outras atividades competitivas como futebol e basquete.

Agora que você já sabe por onde começar, não esqueça de programar sua atividade para essa semana.

É importante lembrar que você deve começar no seu próprio ritmo, até que consiga atingir as atividades recomendadas. Além disso, o ideal é que seu médico de confiança te ajude nessa jornada, dando dicas e sempre atento a sua saúde física e mental.

Fonte de dados: Organização Mundial de Saúde – Disponível em: http://www.who.int/dietphysicalactivity/physical-activity-recommendations-18-64years.pdf

2018-05-03T13:49:17+00:00